Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.8/5 (148 votos)

ONLINE
1




Partilhe esta Página


Ordem dos Magos Templários Gnósticos
Ordem dos Magos Templários Gnósticos

UMA BREVE HISTÓRIA DA ORDEM DOS MAGOS TEMPLÁRIOS GNÓSTICOS

         A Ordem dos Magos Templários Gnósticos nasceu da fusão de duas Instituições: O Instituto de Alta Magia Templária e a Irmandade dos Ensinamentos Gnósticos. 

O Instituto de Alta Magia Templária cuja sede se encontrava na cidade de Aberystwyth, foi fundada em 10 de Outubro de 1909 e pelo Historiador Jürwkly Dewwal de 1909 pelo Historiador Jürwkly Dewwal e pelo Pesquisador londrino Sir Montley Thompson. Com a finalidade de difundir a história dos Cavaleiros Templários (Ordem dos Cavaleiros de Cristo) e mostrar a sua associação com o druidismo e a Alta Magia Pagã. Com apenas quatro membros em sua inauguração, logo se tornou um grande centro de pesquisas e de seguidores desta arte. Com o falecimento de Jürwkly Dewwal em Maio de 1914, Montley transferiu a sede para a cidade Galesa de Swansea em Outubro do mesmo ano logo angariando novos membros e colaboradores, entre eles o renomado professor de história Sir Flenan Pakc.

         Em 1919 Montley já bastante doente (vítima da tuberculose) passou a liderança para o Sr. Flenan. A partir deste momento o mesmo passou a realizar cerimônias em campos e em praças nas pequenas cidades de Gales e da Inglaterra, sendo muitas delas dedicadas à memória de Jaques de Molay e os Cavaleiros Templários. Também era realizadas vários ensinamentos de inúmeros oráculos, tais com o Tarot, as Runas e a Astrologia. Neste momento o Instituto de Alta Magia Templária já completava 25 anos e possuía mais de 700 seguidores, destes, quase a metade eram colaboradores, mas em meados de 1936 morre aos 81 anos o Sr. Flenan e com isso o Instituto foi declinando ao esquecimento, sendo apenas administrado pelo seu filho mais novo Adolphus Pack (o filho mais velho veio a falecer aos 21 anos vítima de uma doença desconhecida). O Instituto de Alta Magia Templária passou seus últimos anos em uma pequena sede nos fundos da residência de Adolphus Pakc em Cambridge na Inglaterra onde estudava na Universidade desta cidade.

 

         A Irmandade dos Ensinamentos Gnósticos surgiu em 1915 quase que por acaso. O Gran Duque de Grashkol, nobre Islandês da cidade de Akureyri. Em sua propriedade existia um pequeno grupo de camponeses que se diferenciavam dos outros por sua cultura acima dos demais. Ao procurar se informar sobre a origem destes ensinamentos, um velho pastor lhe mostrou um livro denominado “O Conhecimento vem do mesmo” na qual explicava a arte da Gnose.

         Bem... E que vem a ser a Gnose?

         Gnose é substantivo do verbo gignósko, que significa conhecer. Para os Gnósticos, Gnose é conhecimento superior, interno, espiritual, iniciático. No grego clássico e no grego popular,koiné, seu significado é semelhante ao da palavra epistéme.

          Em filosofiaepistéme significa "conhecimento científico" em oposição a "opinião", enquanto gnôsis significa conhecimento em oposição a "ignorância", chamada de ágnoia.

          Para os Gnósticos a gnose é um conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva. É a busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado, porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna.

          O objeto do conhecimento da Gnose seria Deus, ou tudo o que deriva d'Ele. Para seus seguidores, toda Gnose parte da aceitação firme na existência de um Deus absolutamente transcendente, existência que não necessita ser demonstrada. "Conhecer" significa ser e atuar (na medida do possível ao ser humano), no âmbito do divino.

          O termo "Gnose" acabou designando, nos tempos atuais, um conjunto de tradições que acreditam no aspecto espiritual do Universo e na possibilidade de salvação por um conhecimento secreto.

          Com estes ensinamentos, o Gran Duque de Grashkol mandou erguer um Templo para os seguidores desta arte. Este Templo perdurou até o ano de 1939, ano da morte do Duque. Com o fim do Templo, seu filho Ahkwetik Grashkol mandou trancar todas as suas dependências antes de se mudar para Inglaterra onde estudou na Universidade de Cambridge aonde veio a conhecer seu colega de classe Adolphus Pakc.

           Os anos foram se passando e ambos se tornaram grandes amigos e, em diversas ocasiões, trocavam conhecimentos até que em uma tarde de sete de Fevereiro de 1947, Ahkwetik Grashkol recebeu em sua propriedade o amigo Adolphus Pakc, data esta que é conhecida como a da fusão das duas instituições, vindo a denominar-se Ordem do Templo da Gnose. Com o passar dos meses as informações trocadas entre estes dois amantes do Ocultismo e do Misticismo levou-os a mudarem o nome para ORDEM DOS MAGOS TEMPLÁRIOS GNÓSTICOS.

           Hoje, com sede em 44 países, a Ordem dos Magos Templários Gnósticos, detém todos os conhecimentos em Quatro Grandes Linhas da Alta Magia, são elas:

   Alta Magia Templária

   Alta Magia Gnóstica

   Alta Magia Druida

   Alta Magia Wicca

           No Brasil, as suas sedes se encontram nas cidades de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro e em Nova Petrópolis no estado do Rio Grande do Sul desenvolvendo vários atos de aclamação a Alta Magia bem como a abertura e trocas de conhecimentos com outras instituições, cursos e consultas nas áreas oraculais, terapias holísticas e harmonizações pessoais.